Casa do Arquiteto:Antônio Maurício.
Entrevistas que passeiam por dentro da casa (e mente) dos mestres da arte de morar.
Entrevistas que passeiam por dentro da casa (e mente) dos mestres da arte de morar.
A função de idealizar, planejar e elaborar desenhos de um espaço ou obra arquitetônica é repleta de desafios. O primeiro deles, talvez, seja o de traduzir os gostos do cliente em um projeto, sem deixar de trazer o seu toque pessoal. Minimalistas, escapistas, retrô: são muitas "casas do arquiteto". E aqui a gente te conta um pouco o que descobrimos nas nossas visitas.
Como você acha que a vivência como arquiteto impacta no desenvolvimento de peças de design?
Para mim nunca houve uma distinção muito clara entre o arquiteto e o designer. Talvez pelo fato de alguns dos arquitetos que eu mais admiro terem sido grandes designers e vice-versa.
Mas é interessante, porque quando eu sento para desenhar algo, independente da escala, o processo de concepção é muito parecido e os valores são sempre os mesmos, como o apreço pela matéria-prima, os métodos de fabricação e a função.
É engraçado, porque quando trabalho com clientes, a gente chega a um desenho, executa e o meu trabalho acaba nesse momento. Mas lá em casa, a gente está sempre mudando as coisas de lugar. Provavelmente, se você for lá hoje e voltar daqui a um mês, ela já vai estar diferente.
Algo em transformação. É da nossa natureza querer testar coisas novas e, na nossa própria casa, é onde a gente mais tem liberdade.